A turma 1901 no CCBB e 1902 vivenciando o Memorial de Vargas

A turma de 9º ano, 1901,  está  hoje no CCBB   com a professora    de Artes Rosane do Espírito do Santo
ver a exposição de YAYOIO KUSAMA : OBSESSÃO INFINITA.

"Viaja pelo Brasil entre 2013 e 2014 a exposição “Infinite Obsession” (Obsessão Infinita), da artista japonesa Yayoi Kusama. A mostra, uma retrospectiva do seu trabalho, está em cartaz no CCBB do Rio de Janeiro, passa por Brasília entre fevereiro e abril de 2014 e chega a São Paulo no dia 21 de maio. Com 84 anos, a artista obcecada por bolinhas vive, por vontade própria, em uma clinica psiquiátrica em Tóquio desde 1977, de onde cria e produz as suas obras.
Sua obsessão, que começou como uma doença antes de se transformar em arte apenas com 10 anos de idade, rendeu-lhe várias exposições, colaborações e premiações internacionais ao longo de sua carreira. Vítima de alucinações, Yayoi se mudou para Nova York em 1957 e no cenário artístico era contemporânea de Andy Warhol. Mas os dois seguiram caminhos opostos. Enquanto o rei da pop art atraía a atenção de patrocinadores poderosos, a jovem e obcecada artista japonesa ignorava esse mercado e marchava pelos direitos civis e das mulheres".










Eles saíram da escola as 8:00 de ônibus e irão chegar as 12:00 na escola.



Já a turma 1902 irá hoje com a  professora Paula Cruz, conhecer o Memorial de Vargas na Glória e a 1901 irá amanhã fazer o mesmo passeio com a Paula. Vargas faz parte do conteúdo da matéria do nono ano e nada mais interessante do que conhecer a vida de Vargas neste memorial, onde conta a vida de Getúlio Vargas.

Getúlio Vargas e o Rio de Janeiro
Getúlio Vargas viveu cerca de três décadas em nossa cidade, então Capital Federal, e aqui, a partir da Revolução de 1930, da qual foi o líder máximo, passou os momentos mais marcantes de sua carreira: chefe do Governo Provisório, presidente da República eleito pela Assembléia Nacional Constituinte, ditador e presidente da República eleito pelo povo.

Em sua carta-testamento, Getúlio Vargas afirmou que saía da vida para entrar na história. Pois com a inauguração deste Memorial, a cidade do Rio de Janeiro, mais uma vez, faz história e torna eterna a presença em sua vida daquele que forjou o Brasil moderno.

Ricardo Macieira
Secretário das Culturas







Parabéns para as duas professoras pelas suas iniciativas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário