PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO - temático para 2013

Tema do Projeto Político Pedagógico:   Imagens e Espaço
Projeto temático para 2013:
 Meu Canto no Mundo – Convivência – Deixe sua Marca


Neste ano de 2013, temos a intenção de dar continuidade ao tema trabalhado em 2012 e continuar tecendo a teia do saber com a inserção do tema proposto para este ano.
Uma instituição dinâmica precisa estar conectada, "linkada" à vida por meio de diferentes iniciativas. Uma delas é utilizar, como eixo de organização da atividade pedagógica, uma plataforma temática que orienta os vínculos que serão construídos com os conhecimentos acumulados pela humanidade.Definimos, então, anualmente um Projeto Temático para toda a escola, alcançando as turmas do 1º  Ano ao 9º ano, o que nos permite abordar diferentes áreas do conhecimento, partindo da realização de tarefas reais, inseridas na vida cotidiana das crianças e seus professores. Para selecionar o tema de um projeto temático, começamos a trabalhar desde o ano anterior, buscando nas reuniões com a equipe sugestões.

Nosso trabalho, como em todos os anos, tem por objetivo propiciar a ampliação dos interesses e conhecimentos dos alunos, além de torná-los autônomos, cooperativos, competentes e solidários.
Em parceria, buscamos a constituição de cidadãos com valores e conscientes de seu papel social. Nosso projeto conta com o calendário oficial da Secretaria Municipal de Educação.
Partindo da premissa de que a criança e o jovem vão, pouco a pouco, descobrindo, construindo e buscando novas maneiras de atuar, tentamos buscar mais um tema, que visando a integração entre as diferentes áreas do conhecimento, irá se concretizar com o planejamento baseado nas propostas de nosso projeto temático. Apesar de existir um planejamento inicial, cada professor tecerá com seu grupo de alunos um corpo diferente para o projeto temático, semprebuscando atender as necessidades das crianças e dos jovens e visando os interesses das turmas.
Em 2013, elegemos a Convivência como tema para o projeto anual e o batizamos de :Meu canto no Mundo – Convivência – Deixe sua Marca.
Levando em consideração que Convivência significa conviver no trato diário, na familiaridade e na intimidade.Em virtude dos muitos anos de uma educação conteudista, a escola de hoje enfrenta o dilema de conjugar competência cognitiva com formação de valores éticos. Nesse sentido, as diversas áreas do saber anseiam por uma linha educacional capaz de trabalhar o conhecimento científico aliado às possibilidades do uso racional e responsável para com a vida humana.
Buscamos uma maior interação nas relações humanas de empatia, tolerância e maior envolvimento entre todos. Nesse processo de troca, os alunos terão a possibilidade de demonstrar entre si maior envolvimento com o fortalecimento da amizade, do respeito, da capacidade de perdoar e nas rotinas de sala de aula bem como mais desenvoltura nas atividades em grupos.
Nossos objetivos são desenvolver o senso de cidadania e responsabilidade social; cultivar o exercício de uma moral humanitária; exercitar o sentimento de indignação diante das injustiças; trabalhar o senso de tolerância e respeito à diversidade; priorizar o aspecto humano e espiritual em detrimento do material e cultivar a solidariedade e protestar contra a indiferença.
Todas as nossas propostas estarão buscando uma abordagem multidisciplinar entre as áreas de conhecimento e a linguagem artística, como já fazemos ao longo destes anos. Sendo assim, estimularemos ainda mais a autonomia dos alunos além de propiciar a descoberta de sua identidade dentro dos diferentes eixos do trabalho educativo.
Neste ano de 2013, em cada bimestre será abordado um tema principal que é composto de algumas ações em conjunto e outras realizadas por cada professor sempre levando em consideração as datas já previamente estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação para eventos comuns a toda a nossa Rede Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário