PROJETO TEMÁTICO DE 2015

PLANEJAMENTO 2015 ( passar no data show)

“(...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...). Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos”

Tema do Projeto Político Pedagógico: Imagens e Espaço

Projeto temático para 2015: “Estácio – 450 anos de Integração”

  Neste ano de 2015, temos a intenção de dar continuidade ao tema trabalhado em 2014 e continuar tecendo a teia do saber com a inserção do tema proposto para este ano.

   Assim como Freinet dizia: "Lutar pelo advento de uma sociedade na qual a criança possa desenvolver-se integralmente, o mais humana e harmoniosamente possível, criar o clima favorável ao seu desabrochar, que desejamos e preparamos, é um dos primeiros deveres pedagógicos.”


Sendo assim continuamos acreditando que uma instituição dinâmica precisa estar conectada à vida por meio de diferentes iniciativas. Uma delas é utilizar, como eixo de organização da atividade pedagógica, uma plataforma temática que orienta os vínculos que serão construídos com os conhecimentos acumulados pela humanidade. 

Definimos, então, anualmente um Projeto Temático para toda a escola, alcançando as turmas do 1º Ano ao 9º ano, o que nos permite abordar diferentes áreas do conhecimento, partindo da realização de tarefas reais, inseridas na vida cotidiana das crianças e seus professores. Para selecionar o tema de um projeto temático, começamos a trabalhar desde o ano anterior, buscando nas reuniões com a equipe sugestões.

  Nosso trabalho, como em todos os anos, tem por objetivo propiciar a ampliação dos interesses e conhecimentos dos alunos, além de torná-los autônomos, cooperativos, competentes e solidários.

  Em parceria,como sempre, buscamos a constituição de cidadãos com valores e conscientes de seu papel social. Nosso projeto conta com o calendário oficial da Secretaria Municipal de Educação onde estão previstas reuniões dos profissionais para a busca incessante de utilizar as aprendizagens da Escola como um instrumento de transformação, buscando a colaboração dos responsáveis no processo de reuniões previstas e quando necessário inserimos novas datas para que estes responsáveis possam fazer parte ativamente da vida escolar de seus filhos seja informando, orientando e buscando novos caminhos a seguir em conjunto, em prol do melhor para o aluno.

  Partindo da premissa de que a criança e o jovem vão, pouco a pouco, descobrindo, construindo e buscando novas maneiras de atuar, tentamos buscar mais um tema, que visando a integração entre as diferentes áreas do conhecimento, irá se concretizar com o planejamento baseado nas propostas de nosso projeto temático.  Apesar de existir um planejamento inicial, cada professor tecerá com seu grupo de alunos um corpo diferente para o projeto temático, sempre buscando atender as necessidades das crianças e dos jovens e visando os interesses das turmas.

  Em 2014, elegemos a Integração como tema para o projeto anual e o batizamos de : “Integração – povos e raças” – Copa do Mundo.
  Pegando carona no projeto elaborado e desenvolvido no ano de 2013 na nossa U.E., Meu Canto no Mundo – Convivência – Deixe sua Marca,
 Neste ano de 2015 buscaremos trabalhar a Integração partindo, é claro, do que abordamos em 2014; ou seja, saindo do todo trabalhado para o específico, dando continuidade aos temas.

Todo este planejamento também estará pautado nos objetivos propostos pelos nossos professores.

“Estácio – 450 anos de Integração”

Integração é um substantivo feminino com origem no latim integrare, que significa o ato ou efeito de integrar ou tornar inteiro. Integração é também sinônimo de assimilação reunião. É um termo bastante frequente no âmbito da pedagogia, sendo que mesmo nesta área, pode ser usado em contextos bem distintos. Pode remeter para a introdução acompanhada de um aluno com deficiências ou dificuldades de aprendizagem em uma turma. Também pode remeter para a adaptação de um aluno na sua vida escolar. Um aluno bem integrado no contexto escolar (tanto à nível de aprendizagem como a nível de relacionamentos com os seus colegas), provavelmente obterá melhores resultados. Por esse motivo, a integração é um assunto essencial, e frequentemente instituições escolares e organizações de alunos criam atividades de integração. A integração também pode e deve ocorrer no contexto profissional, sendo que a integração na equipe é essencial para que seja bem sucedido na sua tarefa. É importante ser integrado à nível da função desempenhada, mas também ser integrado na sua equipe, para que conheça melhor os seus colegas.

Integração social
No âmbito da sociologia, a integração social consiste no processo de introdução de indivíduos ou grupos em contextos sociais maiores, com padrões e normas mais gerais. Quanto maior for a integração dentro de uma sociedade, maior será o nível de concordância entre os seus membros e maior será a estabilidade social na comunidade. Apesar de ser um conceito positivo, em alguns casos, quando ocorre uma integração total, é comum haver uma lentidão em processos dinâmicos sociais e por vezes uma inaptidão de mudar e se adaptar a acontecimentos e fenômenos novos.
Apesar de algumas sociedades atuais não fazerem essa distinção, é importante salientar que existem dois tipos de integração: a normativa, que ocorre através da incorporação das normas e valores predominantes; e a funcional, que ocorre graças à dependência mútua entre os seus vários elementos.
Curiosidade de nossa Cidade
Você sabia que, por causa dos Arcos da Lapa, somos hoje chamados de carioca? Que uma rainha portuguesa nasceu no Rio de Janeiro? Que o Cais do Valongo é um dos grandes achados arqueológicos da cidade nestes 450 anos? Que a marchinha de carnavalesca Cidade Maravilhosa, de André Filho, é o Hino Oficial da Cidade? Que as flechas de São Sebastião estão representadas no brasão da Cidade?
Sendo 2015 o ano em que a nossa Cidade, a Cidade do Rio de Janeiro estará comemorando seus 450 anos nosso projeto temático foi pensado em passear pela história, já que estamos situados no marco de todo este processo histórico, contemplando a parte artística e poética daqueles que eternizaram a historia do nosso Rio de Janeiro.
 Além, disso, buscaremos integrar nossos alunos desenvolvendo um projeto elaborado pelo nosso professor de Matemática Heitor Oliveira, apresentado para o grupo de professores em 2014, que tem por objetivo principal a interação dos alunos das diversas turmas através de atividades de diferentes modalidades, temas e disciplinas curriculares. Esta interação será na forma de Olimpíadas Escolares que terão eventos em cada bimestre tendo um professor de uma disciplina específica responsável pelo desenvolvimento da atividade e registro e divulgação dos resultados. Esta ação já estará preparando e mostrando aos nossos alunos o que uma Olimpíada envolve, já que a nossa cidade sediará um evento semelhante em 2016.
IMPORTANTE: este projeto das Olimpíadas Escolares estará acontecendo ao longo dos quatro bimestres de forma integrativa e interdisciplinar dentro dos subtemas.
Os nossos alunos estarão sendo preparados para aprender a ter respeito às diferenças, o cuidado com os menores, a cordialidade, o espírito de equipe, a reflexão e construção de estratégias, além de dar oportunidades aos mesmos de exporem suas habilidades e talentos.  
Os alunos das turmas regulares do fundamental I, 1º ao 5º anos, serão divididos pelos seus professores titulares em cores, assim como os alunos do fundamental II, 6º a o 9º anos, serão divididos pelos seus professores representantes em cores. As cores serão: amarelo, azul, vermelho e verde. Estes estarão responsáveis por divulgar a divisão dos grupos das turmas para o restante dos alunos da Unidade Escolar. Esta divisão deverá ser feita de forma aleatória não devendo levar em consideração os aspectos subjetivos de desenvolvimento do aluno. Uma vez distribuídos os alunos nos grupos estes não poderão mudar de grupo.
A cada bimestre haverá a classificação das equipes de cores em cada turma. Estes pontos serão somados e será divulgada a cor que ficou em 1º, 2º e 3º lugares em cada bimestre e os componentes destes grupos de cores poderão receber: 2 pontos, 1 ponto ou 0,5 pontos na media do bimestre para os alunos do fundamental I, 1º ao 5º anos e, no caso dos alunos do fundamental II, 6º ao 9º anos, os alunos receberiam estes pontos na disciplina responsável pela atividade do bimestre.
As atividades constarão de:
no 1º bimestre - Concurso de logotipo do evento – Direcionado e executado pela professora de Artes Visuais.
no 2º bimestre – Concurso de damas, xadrez, queimado, corrida ou pular corda –Direcionado e executado pelos professores da equipe de Educação Física
no 3º bimestre – Concurso de paródias – Direcionado e executado pelos professores de Língua Portuguesa no caso do fundamental II e pelo professor de Música em conjunto com o professor titular da turma, no caso do fundamental I
no 4º bimestre – Quiz – Direcionado e executado pelos professores de História, que neste caso elaborariam um formato onde seria eleito um representante de cada cor, de cada grupo do 1º ao 9º ano para participarem das rodadas que seriam assistidas por todos os alunos, em dia específico.
·        (Nota para a cp – eleger um mural para a compilação dos resultados bem como uma planilha para registro dos resultados pelos professores responsáveis pela atividade do bimestre em conjunto com os professores nos tempos de CE )- OBS: já existe uma sugestão de folha padrão para o Concurso de Logotipo dada pelo professor Heitor Oliveira em seu projeto original confirmar com a professora de AVI se será mantido .
Todas as nossas propostas estarão buscando uma abordagem multidisciplinar entre as áreas de conhecimento e a linguagem artística, como já fazemos ao longo destes anos. Sendo assim, estimularemos ainda mais a autonomia dos alunos além de propiciar a descoberta de sua identidade dentro dos diferentes eixos do trabalho educativo.
 Como buscamos projetos que organizem e inter-relacionem os objetivos gerais e os conteúdos que serão desenvolvidos ao longo de uma série procuramos que estes abranjam os eixos do trabalho educativo: identidade e autonomia.
Estaremos também com uma proposta, com relação a Artes Visuais voltadas para releitura e estudo das obras de Alceu Penna que estará fazendo seu centenário em 2015 e que foi desenhista, ilustrador e figurinista além de um dos pioneiros dos quadrinhos no país. Segundo Rui Castro jornalista e escritor de biografias “(...) Se Alceu Penna não provocou uma redescoberta do Brasil com seus desenhos – num momento de importação maciça de modelos estrangeiros-, no mínimo chamou atenção para o valor e a beleza do produto nacional. (...)” ( sujeito a mudança caso a professora traga outro artista para a pauta )
Em relação a Ciências traremos as propostas de trabalho em parceria com a Nutrição da UNIRIO envolvendo toda a Escola no processo de pesagem e medição com início em março, 1 vez por semana além de trabalhar em específico com os 9º anos os efeitos das práticas diárias alimentares sobre a saúde e o meio ambiente através de oficinas em parceria com a professora de AVI. Neste processo também seria trabalhado com todas as turmas da Unidade Escolar, em parceria com a REAMAR, no mês de abril, palestras e aulas de campo na praia da URCA sobre o Meio Ambiente.  
Em Matemática tentaremos desenvolver com base no projeto OBMEP NA ESCOLA, com o professor Heitor Oliveira que foi aprovado em prova escrita, o projeto LABORATÓRIO DE PESQUISAS MATEMÁTICAS para estimular atividades extraclasses voltadas para o desenvolvimento de habilidades matemáticas investigativas com uso de materiais concretos, computacionais e os disponibilizados pela OBMEP NA ESCOLA. Assim como a 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, este projeto tem por objetivo, em aulas de contra turno com grupos de até 15 alunos do 7º e 9º anos: estimular e promover o estudo da Matemática dos alunos; contribuir para a melhoria da qualidade do rendimento escolar dos alunos em matemática; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
A primeira fase do Ensino Fundamental atende alunos entre 6 e 10 anos, um pouco mais, um pouco menos. Nossos alunos aprendem observando, pensando, indagando e criticando a realidade e os conhecimentos, sistematizando-os de forma significativa e participativa.
Em nossa prática pedagógica os alunos trabalham individualmente, em grupos e coletivamente; aprendem a organizar-se no tempo; a lidar com pontos de vista variados; descobrem as várias maneiras de interpretar uma realidade ou resolver um problema e desenvolvem hábitos e gosto pela leitura.
A segunda fase do Ensino Fundamental atende alunos entre 11 e 14 anos, um pouco mais, um pouco menos. Nesta etapa, o currículo é organizado por disciplinas e o trabalho pedagógico é ministrado por professores especialistas.
O processo de aprendizagem inclui trabalhos individuais e em grupo, visitas, estudos de campo e outras atividades que contribuam para uma melhor formação acadêmica.
A avaliação valoriza este processo de trabalho, mas também o desempenho individual através de provas e testes.
Investimos numa proposta que, além de valorizar os conhecimentos, valoriza o trabalho cooperativo, a autonomia e a criatividade.
  Os subtemas foram batizados para denominar um trabalho específico e único mas deverão e poderão se desdobrar ou se adaptar às necessidades manifestadas pelos alunos e atenderão ao cronograma já previsto no calendário escolar pela Secretaria Municipal de Educação e ao da nossa Unidade Escolar, conjuntamente.
"Queremos atividades escolares vivas, associadas ao interesse e ao profundo devir das crianças, que sejam muito mais do que um jogo ou um passatempo, que sejam um trabalho autêntico, fruto de uma necessidade, que se veja que é útil, ao qual uma pessoa se entrega de todo o coração e que, por todos esses motivos, se torna um poderoso gerador de dinamismo e de proveito pedagógico".       
Freinet

    Neste ano de 2015, em cada bimestre será abordado um tema principal que é composto de algumas ações em conjunto e outras realizadas por cada professor sempre levando em consideração as datas já previamente estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação para eventos comuns a toda a nossa Rede Municipal.

1º bimestre – Rio de todos ( fevereiro, março, abril )

Sugestões de abordagem
 Concurso de logotipo do evento e das placas sinalizadoras da Escola  – Direcionado e executado pela professora de Artes Visuais, tendo o tema Rio 450 anos, com todas as turmas do fundamental I e II, trabalhando dentro do formato proposto para as Olimpíadas que estarão acontecendo em nossa U.E. conforme explicitado anteriormente.- Data para culminância: semana de 06 a 10 de abril ( verificar com a professora o melhor dia dentre estes para a culminância)
 Parceria com a Nutrição da UNIRIO envolvendo toda a Escola no processo de pesagem e medição com início em março, 1 vez por semana
Trabalho específico com os 9º anos os efeitos das práticas diárias alimentares sobre a saúde e o meio ambiente através de oficinas em parceria com a professora de AVI e com os professores de Ciências.
Em Matemática – projeto OBMEP na Escola com as turmas de 7º e 9º anos em contra turno sob a orientação do professor Heitor Oliveira  e André Novaes – março e abril
 Parceria com a REAMAR, no mês de abril, palestras e aulas de campo na praia da URCA sobre o Meio Ambiente. (Ciências)
Visitas ao Forte Velho para as turmas do 4º ao 9º anos e ao marco da cidade para as turmas de 1º ao 3º anos.
Visita ao Pão de Açúcar conforme agendamento feito em Janeiro, de acordo com a confirmação que enviarão.
2º bimestre- Brincadeira de criança (maio, junho, julho )

Sugestões de abordagem
 Concurso de damas, xadrez, queimado, corrida ou pular corda –Direcionado e executado pelos professores da equipe de Educação Física, com todas as turmas do fundamental I e II, trabalhando dentro do formato proposto para as Olimpíadas que estarão acontecendo em nossa U.E. conforme explicitado anteriormente.- Data para culminância: 29 de junho a 03 de julho( verificar o melhor dia dentre estes para culminância)
Em Matemática – projeto OBMEP na Escola com as turmas de 7º e 9º anos em contra turno sob a orientação do professor Heitor Oliveira  e André Novaes – maio e junho

Preparativos para a tradicional Festa Junina Carioca – Cidade Maravilhosa de Tradições, envolvendo toda a comunidade escolar na arrecadação de prendas e gêneros.
3º bimestre – Era uma vez... ( agosto, setembro, outubro )

Sugestões de abordagem

Trabalhar com as lendas brasileiras – turmas do Fundamental I
Concurso de paródias – Tema 450 anos da Cidade – Direcionado e executado pelos professores de Língua Portuguesa no caso do fundamental II e pelo professor de Música em conjunto com o professor titular da turma, no caso do fundamental I, trabalhando dentro do formato proposto para as Olimpíadas que estarão acontecendo em nossa U.E. conforme explicitado anteriormente.- Data para culminância: 28 de setembro a 02 de outubro ( verificar o melhor dia dentre estes com os professores)
Em Matemática – projeto OBMEP na Escola com as turmas de 7º e 9º anos em contra turno sob a orientação do professor Heitor Oliveira e André Novaes - agosto e setembro
Responsabilidade Social envolvendo todos da U.E. - Arrecadação de gêneros durante todo o mês para trazer a responsabilidade social de todos à tona, elegendo uma turma para a entrega do material arrecadado na instituição escolhida.

Feira da Ciência – 1º ao 9º anos - outubro

4º bimestre -Gente que faz a diferença... ( outubro, novembro, dezembro )

Sugestões de abordagem
 Quiz – Direcionado e executado pelos professores de História, que neste caso elaborariam um formato onde seria eleito um representante de cada cor, de cada grupo do 1º ao 9º ano para participarem das rodadas que seriam assistidas por todos os alunos, em dia específico dentro do formato proposto para as Olimpíadas que estarão acontecendo em nossa U.E. conforme explicitado anteriormente.- Data para culminância: 02 a 06 de novembro ( verificar com os professores o melhor dia dentre estes para a culminância) – Tema Cidade do RJ

Em Matemática – projeto OBMEP na Escola com as turmas de 7º e 9º anos em contra turno sob a orientação do professor Heitor Oliveira e André Novaes
– outubro e novembro
Feira da Ciência – Gente que faz, 450 anos de Ciências– Cada turma se dividirá em 05 grupos e se apresentará  realizando experiências em sala utilizando banner de TNT explicativo atrás. 1º ao 5º anos se visitando e abrindo para os pais; 6º ao 9º anos se visitando. ( sugestão: agendar visita do 7º ano à Fundação Fiocruz se conseguirmos ônibus )
  Segue nosso calendário de atividades para o ano de 2015:
  CALENDÁRIO 2015

FEVEREIRO

( Mês da inscrição da escola na OBMEP)

(Mês para solicitação do auditório para OBMEP)

(Mês para solicitação do auditório para Formatura de 9º ano)

( Mês para solicitação do auditório para a Olimpíada de Língua Portuguesa)

02 – Planejamento

03 a 06 – Semana de capacitação

06 – Entrega do planejamento bimestral para coordenação

09 – Início das aulas com a presença do Prefeito

10 – Reunião de responsáveis para o 1º ano – sem atendimento aos alunos neste dia – 10h

OBSERVAÇÃO 09,11,12,13 – alunos do 1º ano estarão em fase de adaptação e acolhimento com a saída prevista para após o recreio deles até às 11h

13 – Baile de Carnaval da Cidade Maravilhosa

16 a 20 – Recesso de Carnaval

24 – Reunião para responsáveis pelos alunos do 2º e 3º anos com a Direção, Coordenação e Professora da turma ( sem alunos deste segmento – 2 horários de reuniões: 10h e 13h )

25 – Reunião para responsáveis pelos alunos do 6º e 7º anos

26 – Reunião de Responsáveis das turmas de 4º e 5º anos – 7:30h e 13h
Os alunos destas turmas estarão atendidos pelas aulas extras

27 - Reunião de Responsáveis das turmas de 8º e 9º anos – 7:30h e 13h

MARÇO

( Mês provável para a avaliação diagnóstica para 1º,2º e 3º anos )

( Mês de trabalho com a parceria da Nutrição da UNIRIO –pesagem e oficina a ser elaborada com os 9º anos )

( Mês de trabalho em parceria coma REAMAR – palestras sobre o Meio Ambiente e aula de campo)

( Mês provável de início do Projeto com professor Heitor – OBMEP na escola )

01 – Hino na entrada

10 – Hino na entrada

18 – Cento de Estudos

25 – Hino na entrada


 ( eventos a serem agendados )

         
ABRIL

02 – Hino na entrada

03 – Feriado
06 a 10 – Entrega de provas para cópia

06 a 10 – Semana de culminância da Olimpíada- atividade de AVI –professora escolherá um dia desta semana

10 – Hino na entrada

13 – Hino na entrada

13 a 17 – Semana de Provas ( a confirmar)

21 – Feriado

22- Aniversário da Escola e provável Ponto Facultativo

23 – Feriado

24 a 30 – Semana de Recuperação Paralela

28 – Hino na entrada

29 – prazo para a digitação das notas no mapão do netbook e para a entrega de resultados para a Direção

 ( eventos a serem agendados )


MAIO

(Mês para solicitação do auditório para OBMEP)

01 – Feriado

06 – Coc 6º AO 9º anos ( a confirmar )

07 – COC do 1º a o 5º anos ( a confirmar )

10– Dia das Mães ( domingo )

13 – Hino na entrada

15 – Entrega de planejamento bimestral para a Coordenação

16- Reunião de Responsáveis ( sábado )

21 – Hino na entrada

26 – Dia D – dia da salada de frutas e do aulão de ginástica

27 – Censo Escolar

29 – Hino na entrada

 ( eventos a serem agendados )


JUNHO

( Mês provável par a 1ª fase da OBMEP )

(Mês provável da realização do salão do livro )

01 – Hino na entrada

04 – Feriado

08 a 12 – Arrecadação de prendas

09 – Hino na entrada

15 a 19 – Arrecadação de prendas

17 – Centro de estudos

22 a 25 – Arrecadação de gêneros

24 – Hino na entrada

26 – Festa Junina –Carioca –Tudo Junto e misturado

29 e 30 – Entrega de provas para cópia

29 e 30 – Semana de culminância da Olimpíada – atividade de Educação Física – professores escolherão um dia desta semana

JULHO

(Mês provável de indicação de alunos para o ISMART)

01 a 03 – Entrega de provas para cópia

01 a 03 - Semana de culminância da Olimpíada – atividade de Educação Física – professores escolherão um dia desta semana

06 a 10 – Semana de provas ( a confirmar )

10 – Hino na entrada

13 – Hino na entrada

13 a 17 – Semana de recuperação paralela

17 - prazo para a digitação das notas no mapão do netbook e para a entrega de resultados para a Direção

21 – Hino na entrada

22 – COC 1º a o 5º anos

23 – COC 6º ao 9º anos

27 a 31 - Recesso

( eventos a serem agendados )


AGOSTO

(Mês provável do Concurso de cartazes do Dia Mundial Sem Carro)

( Mês de início do planejamento para a formatura de 9º ano –comissão, arrecadação, vídeo, etc. )

03- Volta às aula

04 a 31 - Arrecadação de gêneros durante todo o mês para trazer a responsabilidade social de todos à tona, elegendo uma turma para a entrega do material arrecadado na instituição escolhida.

05 – Hino na entrada

07 – Entrega de planejamento bimestral para a coordenação

08 – Reunião de Responsáveis ( sábado )

09 – Dia dos Pais ( domingo )

13 – Hino na entrada

19 – Centro de estudos

21 – Hino na entrada

21 – Culminância do Folclore – turmas do Fundamental I

24 – Hino na entrada

24 a 28 – Inscrição para a Mostra de Talentos

( eventos a serem agendados )

SETEMBRO

01 – Hino na entrada

01 a 25 - Arrecadação de gêneros durante todo o mês para trazer a responsabilidade social de todos à tona, elegendo uma turma para a entrega do material arrecadado na instituição escolhida.

28 a 30 – Selecionar um destes dias, uma turma da U.E. e agendar com a instituição a entrega do que foi arrecadado.

03 – Mostra de Talentos

07 – Feriado

09 – Hino na entrada

11 – Evento da Família ( a confirmar )

14 a 18 – Entrega de provas para cópia

17 – Hino na entrada

21 a 25 – Semana de provas ( a confirmar )

25 – Hino na entrada

28 a 30 – Semana de recuperação paralela

28 a 30- Semana de culminância da Olimpíada – atividade de Língua Portuguesa e Música – professores escolherão um dia desta semana
28 – Hino na entrada

( eventos a serem agendados )

OUTUBRO

01 a 13 – Professores de LE e Música ensaiando para o evento de 15 de outubro ( Dia dos Mestres) – That’s What Friends are For ( a confirmar )

01 e 02 - Semana de recuperação paralela

01 e 02- Semana de culminância da Olimpíada – atividade de Língua Portuguesa e Música – professores escolherão um dia desta semana

02 - prazo para a digitação das notas no mapão do netbook e para a entrega de resultados para a Direção

06 – Hino na entrada

08 – COC 1º ao 5º anos

09 – COC 6º ao 9º anos

12 – Feriado

14 – Hino na entrada

14 – Comemoração do Dia dos Mestres– evento a ser programado baseado em 2014 (a confirmar)

15 – Dia do Mestre ( Feriado?)

16 – Ponto facultativo ? – Entrega do planejamento bimestral para coordenação

17 – Reunião de Responsáveis ( sábado )

21 – Centro de Estudos

22 – Hino na entrada

26 - Feira da Ciência - Gente que faz....– 6º ao 9º ano expondo

28 – Dia do Servidor Público – Feriado

30 – Hino na entrada

30 - – Feira da Ciência – Gente que faz.....– 1º ao 5º ano expondo

( eventos a serem agendados )

NOVEMBRO

(Mês provável das avaliações externas )

(Mês provável da avaliação o LECCA no 3º ano )

02 – Feriado

03 – Hino na entrada

03 a 06 - Semana de culminância da Olimpíada – atividade de História – professores escolherão um dia desta semana

09 a 13 – Entrega de provas para cópia

16, 17, 18,19 e 23 – Semana de Provas ( a confirmar )

19 – Hino na entrada

20 – Feriado

24 a 27 – Semana e recuperação paralela

27- prazo para a digitação das notas no mapão do netbook e para a entrega de resultados para a Direção

( eventos a serem agendados )


DEZEMBRO

(Mês de entrega dos cadernos de férias )

(Mês provável da aplicação do teste diagnóstico para 4º, 5º e 6º anos )

01 – Conselho de Classe 6º ao 9º ano ( a confirmar )

02 – Conselho de Classe 1º ao 5 º ano ( a confirmar )

03 a 16 – Segunda época ( aula, presença e provas)

10 a 16 – Semana de provas da 2ª época

16 – Pré COC com professores do 9º ano ( todos os professores que atendem estas turmas e que não estarão neste dia terão que ter deixado os resultados (tripinhas)

17 – 5º COC e resultado do 9º ano na parte da manhã

18 – Resultados da 2ª época até 12h

18 – Formatura do 9º ano ( a confirmar )

19 – FÉRIAS

OBS: Após a confirmação da data da Formatura do 9º ano com o Comando da Fortaleza, teremos o calendário de 2ª época do 9º ano divulgado

OBS : ESTE CALENDÁRIO PODERÁ SOFRER ALTERAÇÕES CONFORME DETERMINAÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ADAPTAÇÕES QUE FOREM NECESSÁRIAS À COORDENAÇÃO E FOI ELABORADO NA TENTATIVA DE NORTEAR E OTIMIZAR AS NOSSAS AÇÕES PEDAGÓGICAS.





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